Código de vestuário, traje ou dress code #1

Convites sem indicação

A diversidade de eventos é imensa, mas existem algumas regras que são comuns a todos. Uma delas diz respeito ao convite que deve existir sempre, tenha ele a forma que tiver. Não existindo revela pouco cuidado na organização e falta de elegância.

Normalmente nos convites para os eventos inclui-se a indicação do traje a usar ou dress code. Está associado à característica de evento, hora do dia e à sua formalidade.

Muitas vezes é apenas indicado o traje masculino que tem uma correspondência feminina. Quando necessário dão-se também indicações sobre o traje feminino.

No entanto muitos convites não têm qualquer referência ao traje que deve ser usado. Esta situação deixa algumas pessoas sem saber como proceder.

A escolha do traje vai depender da época do ano e da hora a que se realiza.

Tratando-se de um evento de dia, almoço, cocktail, sessão solene ou outro de característica semelhante e se a época é de frio e chuva, o homem deve apresentar-se de fato escuro que deve ser preferencialmente em tom antracite, preto ou azul escuro. Com fato preto, as meias e os sapatos são pretos, com fato antracite ou azul escuro e se o evento não for de grande formalidade, as meias e os sapatos poderão ser castanhos muito escuros. Sendo o evento de maior formalidade, devem ser pretos.

Fatos do tipo príncipe-de-gales e os blazers são mais adequados a situações privadas ou ambiente profissional.

As senhoras devem usar vestido curto ou tailleurs. O sapato deve ser de salto alto e a carteira pequena.

No Verão o fato dos homens pode ser claro se a ocasião não for de formalidade.

As senhoras devem vestir saia-casaco ou vestido de linho ou algodão e sandália ou sapato de salto alto. Mesmo no Verão devem usar meias do tom de pele.

Tratando-se de um evento à noite, uma recepção, jantar, concerto, ou outro semelhante o homem usa fato escuro e sapatos pretos.

As senhoras devem apresentar-se de vestido curto ou saia e casaco ou calça e casaco de tecidos nobres. O sapato ou sandália deve ser de salto alto e a carteira pequena. O uso de jóias ou bijuteria de qualidade deve combinar com a roupa, sapatos e carteira. O penteado e a maquilhagem devem estar especialmente cuidados.

Independentemente da cor do fato dos homens, a camisa é sempre clara, de preferência branca. Em certos casos pode usar-se camisa de riscas azul ou cinza de preferência com colarinhos brancos. A camisa de punhos duplos com botões de punho é sempre uma nota de elegância. A gravata deve ser de cor e padrões discretos.

Por vezes assiste-se, até na televisão ou em revistas, ao uso por parte de homens de camisas escuras sob casaco escuro, normalmente preto. Trata-se de uma demonstração de falta de noção de estética (leia-se elegância) e de conhecimento das normas de uso do vestuário.

Embora deva ser uma preocupação de toda a gente, aqueles que de uma forma ou outra conseguem algum mediatismo, por terem exposição pública têm mais obrigação de procurar adquirir conhecimentos sobre as regras de convivência social, o Protocolo Social. Os detentores de cargos públicos devem estar também especialmente preparados para cumprir o Protocolo Oficial.

Assim talvez se evitem as gaffes a que ultimamente temos assistido. Como dizia Miguel de Cervantes “O sangue herda-se, a virtude adquire-se”.

Manuel Pereira de Melo

 

Leave a Reply