Primado – Um vinho elegante!

O Primado é um vinho complexo, de grande personalidade e longevidade invulgar. Como “mão de ferro em luva de veludo” é encorpado, excepcionalmente elegante e revela uma frescura surpreendente. O Primado conserva em todo o seu esplendor o prestígio e a tradição do Dão.

O espírito Primado

Autenticidade – O Primado é trabalhado na mais pura tradição de vinificação do Dão. Assume um compromisso com a sua indiscutível origem. É genuíno, é um Dão autêntico!

Diferenciação – produto de um terroir único e de um savoir-faire excepcional, o Primado é superior no seu carácter.

 Consistência – o Primado mantém desde a primeira colheita as características ímpares de elegância e capacidade de envelhecimento que o destacam.

Tenho a convicção de que a determinação e a paciência são características indispensáveis quando o objectivo é a excelência. Raros são os vinhos que melhoram com um longo envelhecimento. Apenas os grandes vinhos possuem esse potencial. O tempo molda a impetuosidade inicial, vai proporcionando a harmonização dos componentes, intensifica a complexidade e apura a elegância.” Manuel Pereira de Melo, produtor do Primado.

 

Terroir e vinha

Os grandes vinhos não nascem por acaso. A conjunção excepcional de condições climáticas e geológicas combinam-se para formar um equilíbrio raro.

 

Situada em Santa Comba Dão, na Quinta do Coladinho, a vinha plantada no início da década de 90 abrange cerca de 2 hectares num lugar que revela um sentido e características muito próprias. O solo granítico-arenoso é típico da região. O clima marcado pelas cadeias montanhosas da Estrela, Caramulo e Lousã, que a circundam, é também influenciado pela proximidade à albufeira e barragem da Aguieira. A humidade provocada pelas neblinas matinais proporciona maturações equilibradas e lentas conseguindo-se assim um vinho muito concentrado em taninos e fruta.

 

 

Trabalhando com a natureza, com a sua imprevisibilidade e com os consequentes efeitos sobre a vinha, ano após ano, independentemente das condições meteorológicas, empenhamo-nos em criar colheitas com a menor intervenção humana possível. A preocupação em preservar o meio ambiente levou a optar pelo Modo de Produção Integrada, regime rigoroso e exigente que limita o tipo de produtos para tratamentos da vinha.

 

 

Roseiras Pantera Negra, cuja flor aveludada tem a cor dos grandes tintos, foram plantadas nos extremos das linhas criando um quadro de grande beleza e simbolizando o verdadeiro espírito com que nos dedicamos à produção de vinhos, paixão. As roseiras desempenham também a função de alertar para o aparecimento de doenças da videira de origem fúngica, em especial o míldio, que se manifestam primeiramente na roseira.

 

 

Produzido a partir das quatro castas nobres da região, Touriga-Nacional, Tinta-Roriz, Alfrocheiro e Jaen, no Primado sobressai a Touriga Nacional, a casta portuguesa de referência originária do Dão, região esta onde revela toda a sua plenitude.

 

 

A história

Após conhecer a minha propriedade em Santa Comba Dão, a amizade e a paixão pelo Dão levou Anselmo Mendes a desafiar-me a produzir um vinho que recuperasse o perfil dos prestigiados vinhos que outrora se produziam na região. Quisemos produzir um vinho muito diferente dos vinhos muito encorpados e retintos. O objectivo foi a produção de um vinho de grande complexidade e elegância, um vinho de aromas subtis e complexos, intenso, mas com estrutura delicada na boca. Outro propósito foi o de conseguir capacidade de envelhecimento, característica que distingue os grandes vinhos. Para evitar o seu consumo demasiado jovem, que levaria à perda de parte do seu potencial, a comercialização do Primado só é feita após estágios prolongados que proporcionam estrutura e complexidade de aromas e sabores proporcionando o seu consumo em melhor momento, quando começa a atingir a maturidade.

Plantada a vinha no início da década de 90, só em 2004 o Anselmo Mendes considerou que estavam reunidas as condições para a primeira colheita.  Com os estágios em inox, madeira e garrafa a que foi sujeito, o Primado só começaria a ser comercializado em 2008. Entretanto em 2006 o Anselmo trouxe a valiosíssima colaboração da enóloga Patrícia Santos que tem desenvolvido um trabalho notável.” Manuel Pereira de Melo, produtor do Primado.

 

 

Savoire-faire

Os conhecimentos de uma equipa técnica superior permitem-nos desenvolver um rigoroso trabalho na vinha, uma cuidadosa selecção de uvas, um sério e meticuloso processo de vinificação, sempre obstinados com o nosso compromisso com a excelência.

 

 

A colheita é mais tardia do que noutras zonas da região porque a maturação fenólica (cor e sabor) dá-se mais tarde do que a maturação industrial (açúcar) conseguindo-se assim um vinho muito concentrado em taninos e fruta. A apanha é manual, no ponto ideal de maturação, com transporte imediato para a adega, e consequente esmagamento evitando qualquer risco de oxidação e de outros processos bioquímicos que possam comprometer a integridade da uva e a qualidade do vinho.

 

 

A vinificação, realizada em lagar de granito com pisa a pé e em cubas de inox, ocorre sob especial atenção. Em ambos os casos a temperatura é controlada para a extracção de todo o potencial de estrutura, cor e aromas, através de cuidadosas macerações a baixas temperaturas para que as fermentações sejam lentas e prolongadas.

 

Após este processo o vinho permanece em cuba onde faz a fermentação malolática seguindo para estágio em barricas de carvalho francês cerca de 12 meses. Regressa às cubas de inox por mais 12 meses e é então engarrafado permanecendo em evolução por um longo período antes de entrar no mercado. Este diversificado e prolongado processo de estágio confere ao Primado o aveludado e a elegância que lhe são tão peculiares.

 

Com uma produção anual de cerca de 7000 garrafas o Primado é um vinho raro. Complexo e intenso, com taninos bem presentes mas delicados e uma frescura surpreendente, o Primado tem um excelente equilíbrio entre o álcool e a notável acidez que lhe confere uma estrutura de grande elegância.

Límpido, brilhante e de matiz vermelha arroxeada e violeta salienta um aroma de fruta madura com notas florais e especiarias. Na boca é encorpado, aveludado e persistente evidenciando notas picantes.

 

O Primado deve ser decantado ou aberto com alguma antecedência visto que sendo um vinho complexo e com estágios prolongados, nomeadamente em garrafa, necessita de algum tempo para abrir e libertar os aromas. Deve ser servido a uma temperatura entre 15 e 17 ºC, só ou acompanhando carnes vermelhas, caça, bacalhau, queijos e sobremesas com chocolate.

Pelas suas características, o Primado destina-se a um consumidor mais exigente e de sensibilidade apurada.

 

Distinções e comunicação social

Recentemente o Primado obteve 86,5% numa prova em França com dois dos melhores sommeliers do mundo, Markus Del Monego (Alemanha) e Andreas Larsson (Suécia) que o qualificaram com as seguintes notas:

  1. Monego: “Vermelho-roxo profundo com matiz violeta e centro negro. Nariz bem evidente com fruta suculenta e notas de especiarias suaves. Na boca é equilibrado e encorpado com média/alta persistência.
  2. Larsson: “Núcleo rubi profundo e uma borda mais suave. Bagas frescas, especiarias e uma estrutura mais leve, suave e arredondado com sumo de frutas, algumas notas picantes e persistência média.

Obteve a medalha TEMPRANILLO DE PLATA na X edición del Concurso Internacional Tempranillos al Mundo num concurso internacional (com 35 regiões do mundo) organizado pela Federación Española de Asociaciones de Enólogos e Associação Portuguesa de Enologia.

Mário Rodrigues refere-se ao Primado em edição da Alivetaste:

Um excelente e surpreendente vinho do Dão, quase uma peça de artesanato, equilibrado na acidez e no álcool, elegante, fresco, taninos bem presentes…” (Ler o artigo completo)

 

Sérgio Lopes esteve presente na prova vertical de Primado no Palácio do Freixo e comentou:

Complexos, de grande elegância e capacidade de guarda. São vinhos gastronómicos, que demonstram o poder de envelhecimento da região do Dão e que reflectem o ano de colheita…”.

 O Primado está no prestigiado clube Flying Wines onde se menciona:

“Um vinho muito estruturado, com grande definição e profundidade, muito complexo, denso, mas ao mesmo tempo pleno de equilíbrio e elegância.”