A preparação de uma mesa deve atender a cuidados especiais.
As toalhas devem estar rigorosamente lavadas sem qualquer mancha ou dano. As dobras devem ser alisadas e se necessário deve passar-se a ferro a toalha no momento da sua colocação
No caso de eventos especiais a toalha deve ficar a cerca de 35cm do chão.
Quanto mais formal for a refeição, mais elegante deve ser a toalha, bordada, lisa ou adamascada, preferencialmente branca ou pastel.
Sempre que possível deve colocar-se um resguardo entre o tampo da mesa e a toalha. Aquele vai permitir maior conforto aos comensais, melhor aderência da toalha e menor ruído provocado por talheres
Em caso de colocação de flores, estas não devem ser muito aromáticas para que não interfiram com os aromas dos vinhos e dos alimentos.
Devem ser apresentadas em taças baixas para não perturbar a visibilidade entre os convidados.
Candelabros ou castiçais apenas se colocam à noite e sempre com as velas acesas. As velas devem ser de boa qualidade para que não derramem cera e devem ter comprimento suficiente para que durem toda a refeição.
Em circunstância alguma se colocam paliteiros. O acto de palitar os dentes em público é uma demonstração de grosseria. Este acto reserva-se para o privado de uma casa de banho.
Saleiros e pimenteiros também não devem ser colocados. Serão fornecidos se pedidos e neste caso são pousados na mesa e não entregues em mão.
Nunca se coloca cinzeiro na mesa de início porque só se fuma depois de servidos os doces ou os queijos.
Num evento especial e caso exista mais do que uma sala disponível o café e os digestivos devem ser servidos em sala de estar.
Manuel Pereira de Melo