O poder das primeiras impressões (hotelaria e restauração #1)

As primeiras impressões formam-se rapidamente e podem ser terrivelmente duradouras.

De diferentes estudos conclui-se que o cérebro necessita apenas entre meio e menos de 25 segundos para formar uma primeira impressão.

Numa pesquisa sobre comunicação do professor norte-americano Albert Merhabian concluiu-se que numa interacção pessoal, a mensagem retida é composta por 7% de palavras, 38% de tom de voz e ritmo da fala e 55% de aparência e linguagem corporal.

Existem aspectos da nossa imagem que não podemos alterar, nomeadamente as características físicas como a altura ou a estrutura óssea. Outros podem ser alterados através de exercício físico ou intervenções médicas.

No entanto para melhorar a nossa imagem muitas vezes basta alterarmos a forma como nos vestimos, nos movimentamos ou comunicamos.

“A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação do corpo” Paolo Mantegazza

Os cuidados de higiene são o primeiro passo para criar uma boa imagem.

A higiene é essencial para a saúde. Inúmeras doenças, nomeadamente da pele, decorrem de falta de higiene.

A higiene torna-se também fundamental quando interagimos com outras pessoas.

Para além das preocupações pessoais devemos também promover estes cuidados junto de colegas e colaboradores.

 

Regras básicas de higiene

O banho matinal é obrigatório. Um banho à noite não o substitui. Na cama e durante o sono o corpo liberta odores desagradáveis que só um banho os elimina.

O número de banhos diários deve ser adequado às características pessoais e ao tipo de actividade desenvolvida.

A produção de suor não tem apenas origem no esforço físico, pode resultar de factores pessoais, da temperatura ambiente, do sistema nervoso ou outros.

Cada um deve ter a preocupação em manter-se fresco e sem odores desagradáveis. Em caso de dúvida, questiona-se as pessoas mais íntimas sobre se sentem algo.

Quando a actividade é muito intensa devem reforçar-se as medidas de higiene a meio do dia, no mínimo lavando a cara, pescoço e axilas e aplicando desodorizante ou tomando um banho se necessário e quando possível.

Quem sua das mãos tem que as lavar com frequência para não tocar com as mãos húmidas nos objectos, muito menos em alimentos. Cumprimentar alguém nesse estado é absolutamente inaceitável.

Um creme de corpo ajuda na hidratação da pele e a conservar o corpo fresco por mais tempo. Após o banho aplica-se o desodorizante e reforça-se durante o dia se for necessário. Os cabelos devem estar bem lavados e sem sinais de caspa ou outros problemas. Os homens devem cortar regularmente os pelos do nariz e dos ouvidos.

A higiene dentária é fundamental para evitar mau hálito e problemas nos dentes. Os dentes devem ser lavados sempre após as refeições, pequeno almoço, almoço e jantar.

O uso de perfumes deve ser evitado ou feito com muito cuidado tendo a preocupação de não usar aromas demasiado intensos. Estão totalmente interditos para quem lida com alimentos ou bebidas.

Regras básicas com roupa

Todos os dias se veste roupa lavada sem nodoas ou rasgões. Deve também verificar-se que os punhos e colarinhos não estão desgastados e que os sapatos estão bem limpos e engraxados.

Imagem pessoal e profissional

A partir do momento em que se exerce uma actividade profissional há que ter a noção de que passam a ser exigidos determinados requisitos para a forma de se apresentar.

A imagem deve transmitir profissionalismo e credibilidade.

O traje deve ser adequado ao local de trabalho, ao estatuto profissional e às actividades a exercer.

Profissionalmente deve-se optar por um estilo mais clássico e roupas discretas. O recurso às modas terá que ser feito com especial cuidado para que não entre em conflito com o padrão estabelecido.

Em contexto profissional, as cores neutras devem prevalecer. Convém lembrar que as cores escuras “emagrecem” e transmitem sobriedade e segurança enquanto que as cores claras “engordam” e passam demasiada descontração. Deve procurar-se um equilíbrio com uma composição que combine no máximo três cores.

Os acessórios que complementam a roupa são aceitáveis desde que não sejam excessivos.

Embora alguns locais admitam uma apresentação mais descontraída, quem lida com uma clientela diversa como é o caso de turistas, deve haver a preocupação de passar uma imagem de sobriedade.

Um desempenho eficiente está frequentemente associado a uma postura discreta.

Como dizia Giorgio Armani “Elegance is not about being noticed, it’s about being remembered.”

Manuel Pereira de Melo

Leave a Reply