Multiculturalidade é o termo usado para indicar a existência de diferentes culturas numa região ou país, sem que nenhuma das culturas se sobreponha às outras. Por outro lado, o termo multiculturalismo significa convivência pacífica entre culturas.
A era de globalização, em que muitas das fronteiras desapareceram e em que muitos povos viram cair as barreiras que os mantinham prisioneiros nos seus próprios países, criou nas pessoas um grande anseio por fazer turismo, viajar e conhecer novas realidades e culturas. Muitos têm sido também os que tentam encontrar, noutras paragens, diferentes horizontes profissionais. Para as empresas surgiram oportunidades de alargar a sua área de influência e conquistar outros mercados.
Esta realidade trouxe uma interacção cultural em que permanentemente se cruzam filosofias de vida e padrões de comportamento muito diversos. Diversidade significa diferença e refere-se ao facto de que cada pessoa ser única e poder ser diferente no que diz respeito à origem nacional, raça, cor, etnia, género, orientação sexual, deficiência, idade, estado civil, condição sócio-económica, credo, ideologia ou padrões culturais, entre outras dimensões.
A diversidade pode reflectir-se de múltiplas formas mas é sobretudo nos padrões de comportamento que a diversidade alcança a sua máxima dimensão. O conceito de diversidade envolve compreender e respeitar a riqueza das dimensões de cada indivíduo tratando todos sem qualquer discriminação.
Que vantagem nos traz para a vida este respeito pela diversidade?
O gosto pelas viagens e a vida profissional proporcionaram-me a fascinante experiência de visitar dezenas de países dos vários continentes e de travar conhecimento com as mais diversas culturas. A possibilidade de compreender a diversidade cultural torna mais rica a forma como vemos o mundo. Conviver com outras realidades influencia positivamente a forma como entendemos e somos entendidos em sociedade. Torna-nos mais empáticos, mais compreensivos e menos preconceituosos. O contacto com costumes e comportamentos diferentes mostra-nos que os nossos conceitos e valores não são universais nem constituem o padrão e prepara-nos para respeitar as diferenças.
A preparação de uma viagem pressupõe a preocupação em obter o máximo de informação para saber respeitar a cultura local e comportar de acordo com as exigências dos seus costumes.
De igual modo também esperamos que quem nos visita respeite os nossos valores e costumes. No entanto, quem recebe deve também estar disponível para uma aproximação cultural e assim proporcionar uma agradável e confortável estadia aos visitantes.
Os profissionais de actividades como o comércio internacional, a hotelaria e o turismo, ou qualquer outra que envolva o contacto com outras culturas, devem procurar formação para a obtenção das competências multiculturais adequadas.
Competência multicultural é a aptidão para apreender a diversidade e a pluralidade cultural e agir em conformidade com os respectivos padrões de comportamento.
Manuel Pereira de Melo