Costumes e tradições

A diversidade cultural do planeta faz com que um costume comum num lugar seja inusitado ou embaraçoso noutro. As diferenças culturais entre os povos manifestam-se em praticamente todas as áreas, padrões de comportamento, religião, arte, gastronomia, etc.

Em determinadas facções das religiões muçulmana e judaica, os homens não podem cortar a barba e homens pertencentes à casta indiana Sikh não podem cortar o cabelo.

Em determinadas zonas do globo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é já uma realidade. Em países como o Sudão, Mauritânia, Somália, Arábia Saudita, Iémen ou Afeganistão, a homossexualidade é punida com a pena de morte.

Numa época em que a obesidade constitui um verdadeiro flagelo em alguns países do ocidente, na tribo Massai de África sobrevive-se com apenas 300 calorias por dia.

Quando somos convidados em casa de alguém devemos revelar uma educação elevada e com certeza ninguém se prestaria à vergonhosa situação de sugerir o momento de servir muito menos de solicitar alimento. No entanto, na Zâmbia, o convidado é quem deve tomar a iniciativa de pedir a comida já que constitui uma indelicadeza o anfitrião oferecer.

No Ocidente, e em grande parte do resto do mundo, o acto de cuspir é considerado repugnante e demonstrativo de uma gritante falta de educação. No entanto, na China, trata-se de um acto muito comum porque se considera uma forma de expulsar determinados males, nomeadamente os efeitos da poluição.

Durante as olimpíadas de Pequim o governo chinês pediu à população que se abstivesse de cuspir de forma a não chocar os visitantes. Esta medida constituiu uma demonstração de respeito pelos costumes estrangeiros e uma preocupação de bem receber os atletas e expectadores do evento.

Segundo algumas notícias, a autarquia terá aproveitado esta oportunidade para tentar mudar hábitos e perpetuar os novos comportamento de forma a manter a cidade mais limpa.

Mudar hábitos não é fácil, mas esperamos que tenham tido muito sucesso.

Manuel Pereira de Melo