Primado em “Grandes Escolhas”

A Revista Grandes Escolhas do passado mês de Julho seleccionou para os seus vinhos do mês o Primado Tinto 2010, Primado Branco Encruzado 2017 e Primado Rosé 2017.

Luís Lopes, director da revista foi quem classificou os vinhos e escreveu as seguintes notas:

Primado Tinto 2010

“Evoluiu com nobreza este tinto de recorte clássico, habitualmente colocado no mercado após longo estágio. Aromas de caruma, musgo, especiarias, um leve floral perfumado (tem 40% de Touriga). De corpo médio, com taninos firmes, num registo alegre e muito refrescante, um Dão “à antiga”, muito saboroso, vivo, personalizado.

Classificação: 17

Indicação de consumo: beber ou guardar

Primado Branco Encruzado 2017

“Está ainda relativamente discreto de aroma, muito jovem ainda, com delicadas notas citrinas. Mostra-se depois um vinho cremoso e envolvente, com atractivos apontamentos de maçã verde e limão, fresca acidez a equilibrar o corpo cheio. É um belo Encruzado, mas como não passou por barrica precisa agora de algum tempo na garrafa para mostrar tudo o que promete. Vamos esperar por ele.”

Classificação: 16,5

Indicação de consumo: beber ou guardar

Primado Rosé 2017

“Feito de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro, é um rosé assumidamente diferente, quase um tinto leve, com bonita cor de cereja, leves notas florais e de especiarias, algum tanino discreto a dar garra e presença. Intenso, sério, seco, firme, com muita frescura, um pouco atrevido no álcool, mas muito bom companheiro à mesa.”

Classificação: 16,5

Indicação de consumo: beber ou guardar

A título de nota refira-se que embora a escala de classificação da Revista se situe entre 0 e 20, na realidade 18 é normalmente a nota máxima já que 19 e 20 são deixados para situações absolutamente excepcionais.

Aqui fica o meu agradecimento à Revista Grandes Escolhas pelas excelentes pontuações atribuídas.

Manuel Pereira de Melo

Leave a Reply