Cartões-de-visita, a extensão de uma imagem pessoal

O cartão-de-visita é uma extensão da imagem pessoal pelo que deve ser valorizado e não distribuído indiscriminadamente nem de forma atabalhoada.

Um cartão-de-visita elegante deve ser sóbrio, de cores discretas e preferencialmente gravado em papel de qualidade.

Para uso social deve conter apenas o nome. Pode ter monograma ou as armas, para quem tiver direito a elas e as pretender usar. Usa-se para agradecer um convite, para felicitar alguém ou para acompanhar ofertas, designadamente de flores ou outros presentes.

O cartão-de-visita de casal tem o nome da mulher seguido do nome do marido.

Em qualquer destes cartões pode escrever-se a tinta ou a lápis o número de contacto para as pessoas que se entenda poderem ter acesso a esta privacidade.

Por vezes utiliza-se o cartão para transmitir mensagens que devem ser sempre muito curtas. A mensagem deve ser articulada com o nome pelo que não se assina. Apenas se assinam as mensagens escritas no verso do cartão.

O cartão-de-visita profissional deve conter o título ou cargo. Ao enviar um cartão sem mensagem aqueles devem ser riscados. O apelido também se risca se for dirigido a alguém que se trata pelo nome próprio.

A iniciativa de entregar o cartão deve pertencer à pessoa de estatuto mais elevado. Sempre que se recebe um cartão entrega-se um também. Ao receber um cartão, se por qualquer motivo os seus tiverem terminado, deve-se informar a outra pessoa que se irá fazer chegar o cartão num curto prazo, de preferência em 24 horas.

Ao receber, deve dar-se a importância devida dispensando alguns momentos a observá-lo, aproveitando para absorver informação sobre a pessoa, nomeadamente memorizando o nome e o cargo.

Alguns cartões de visita profissionais contêm informação sobre a actividade que se desenvolve, o cargo e muitas vezes associam  uma ou mais entidades.

Numa reunião, sempre que possível, o cartão deve ser entregue no seu início disponibilizando assim informação sobre o seu titular que poderá ser útil no desenvolvimento dos trabalhos. Durante a reunião deve ser mantido em cima da mesa e só no final será guardado.

À chegada a uma empresa onde se vai pela primeira vez e pretendendo contactar alguém deve entregar-se o cartão na recepção para que o façam chegar à pessoa indicada.

Numa refeição de negócios não se entregam cartões após os pratos terem sido servidos. Neste caso aguarda-se pelo final da refeição.

O cartão é entregue na mão e deve estar voltado para a pessoa a quem vai ser entregue de forma a que esta o possa ler de imediato.

Se for entregue a alguém de origem asiática deve ser feito com ambas as mãos, quer para entregar, quer para receber, acompanhando de uma ligeira vénia.

Ao tratar com japoneses o cuidado deve ser redobrado já que consideram este acto da maior importância. Não se começam reuniões de negócios sem o ritual da troca de cartões. Ao receber o cartão deve-se observá-lo cuidadosa e demoradamente de ambos os lados já que para negociar com japoneses deve-se ter cartões em inglês de um lado e japonês do outro.

Em circunstância alguma se guarda na carteira ou no bolso porque seria considerado um insulto. Durante as reuniões deve ser mantido em lugar bem visível e só poderá ser guardado após a conclusão dos trabalhos e de preferência quando o seu titular não esteja a observar.

Os cartões devem ser mantidos em perfeitas condições. No caso de serem transportados na carteira dos documentos, há que verificar o seu estado regularmente e substituir os que estiverem sujos ou danificados. Existem carteiras próprias que os protegem. Cartões desactualizados, riscados, dobrados ou danificados, não se entregam. É preferível dizer que se esgotaram e que se faz chegar no dia seguinte.

Nunca se escreve num cartão recebido. Sendo uma extensão da imagem pessoal, fazê-lo constitui uma enorme falta de respeito pelo seu titular.

As dobras usadas no passado continham diferentes significados consoante o lado onde eram feitas. Hoje não se usam.

Quando se deixa pessoalmente um cartão de visita, dependendo do motivo, podem escrever-se a lápis no canto inferior esquerdo as seguintes abreviaturas:

a.a. – A agradecer

a.f. – A felicitar

a.d. – A despedir-se

S.P. – Sentidos pêsames

B.F. – Boas Festas

B.A. – Bom Ano

Manuel Pereira de Melo

Leave a Reply