Elegância na entrada do Ano Novo

Aproxima-se a noite em que uma enorme diversidade de tipos de eventos, de maior ou menor formalidade, acontecem por todo o lado.

Alguns desses eventos são atempadamente precedidos do envio de convites em que pode ou não existir a indicação do traje a usar, o código de vestuário ou dress code.

Muitas vezes é apenas indicado o traje masculino que tem uma correspondência feminina.

Se necessário serão dadas também indicações sobre o traje feminino.

E se não houver indicação, o que se faz?

Não havendo qualquer referência ao traje a usar, o homem deve apresentar-se de fato e a mulher de vestido curto ou saia-casaco.

Para as festas de fim de ano, quando existe indicação de traje, os mais comuns são o Fato e o Smoking. No entanto faço aqui referência também à Casaca, traje de gala.

Fato / Informal dinner

O fato é sempre escuro preferencialmente em tom antracite, preto ou azul escuro. A camisa é sempre clara, de preferência branca e de punhos duplos para colocação de botões de punho, e gravata. Com fato preto, as meias e os sapatos são pretos, com fato antracite ou azul escuro e se não se tratar de um evento de grande formalidade, as meias e os sapatos poderão ser castanhos muito escuros. Sendo o evento de maior formalidade, devem ser pretos.

A mulher deve apresentar-se de vestido curto ou saia e casaco ou calça e casaco de tecidos nobres. O sapato deve ser de salto alto e a carteira pequena. O uso de jóias ou bijuteria de qualidade deve combinar com tudo o resto, roupa, sapatos e carteira. O penteado e a maquilhagem devem estar cuidados.

Ultimamente temos vindo a assistir a espalhafatosas conjugações reveladoras de total ausência da noção do saber apresentar-se em público e de uma falta de gosto gritante. As “Galas” que vão acontecendo são palco de caricatos desfiles para algumas personagens a quem a vida permitiu algum protagonismo, mas não trouxe a devida preparação, revelando o que há de mais grotesco.

Homens que “combinam” fatos pretos e camisas pretas ou cinzentas com gravatas espampanantes ou tentativas coloridas de smokings são muito comuns por exemplo nas referidas “Galas” e não são o que pior lá passa. No que respeita às mulheres é praticamente impossível descrever e qualificar o que passa naquelas passerelles.

Há quem diga que o circo é um espectáculo em extinção, fiquemos com estas “galas” que permitem momentos igualmente hilariantes a quem assiste de fora.

Smoking / Black tie / Dinner Jacket

Trata-se de um traje para uso apenas em eventos nocturnos, normalmente após as 18 horas.

O homem veste casaco curto com lapelas em seda ou cetim e calça do mesmo tecido com tira lateral no mesmo material da lapela. Embora possa ser azul escuro, o preto é a cor mais adequada, no Verão o casaco pode ser branco.  A camisa é branca e de punhos duplos para colocação de botões de punho. Com smoking usa-se sempre laço e faixa que devem ser iguais e preferencialmente pretos.

Os sapatos são pretos lisos em verniz, atacadores e sola de couro. As meias são pretas. Écharpe ou cachecol branco são opcionais, mas são deixados na recepção. Em Portugal não se usam condecorações com o smoking.

A mulher deve apresentar-se de vestido curto em tecidos nobres ou saia longa e blusa. O vestido comprido deve ser usado apenas quando especificamente indicado no convite. Os sapatos são de salto alto. As jóias ou a bijuteria de alta qualidade podem e devem ser usadas com o devido cuidado para combinar com tudo o resto e com a moderação necessária para não fazer parecer uma árvore de Natal.  Acompanha pochette ou carteira pequena em metal. A maquilhagem e o penteado devem estar especialmente elegantes.

Traje de gala – Casaca / White tie (ou uniformes correspondentes, militares, diplomáticos ou académicos)

O homem veste Casaca, o único traje em Portugal que admite condecorações e miniaturas. Trata-se de casaco preto cortado na frente e longas abas traseiras. As lapelas são em seda ou cetim. A calça é preta, do mesmo tecido do casaco, com faixas laterais, colete branco (colete preto é usado apenas até ao pôr-do-sol e em cerimónias oficiais, no Vaticano usa-se sempre). A camisa é branca de goma com punhos duplos para colocação de botões de punho e o laço branco de piqué. Os sapatos são pretos em verniz com atacadores e sola de couro. As meias são pretas. Luvas de camurça cinza-claro, brancas ou branco-pérola e écharpe ou cachecol branco podem ser usados, mas são deixados na recepção.

A mulher apresenta-se de vestido comprido, de tecidos nobres com brilhos e pedrarias. Os sapatos de salto alto devem ser forrados. Dependendo da situação podem usar-se luvas compridas. Este é o momento para usar com grande elegância as melhores jóias. Acompanha pochette ou carteira pequena em metal. A maquilhagem e o penteado devem estar especialmente elegantes.

Muita elegância na entrada em 2018 e um ano pleno de sucesso são os meus desejos para todos

Manuel Pereira de Melo