Os momentos de convívio em casa são geralmente muito agradáveis pela intimidade que permitem.

Por muita confiança que exista, sejam familiares ou amigos, ninguém deve aparecer em casa de outrem sem ligar previamente a saber se a visita é oportuna. Independentemente da pessoa em causa, a visita pode ser inconveniente, seja porque se está ocupado com quaisquer tarefas, seja porque se está com outras visitas, seja porque pura e simplesmente não se pretende receber naquele momento.

As visitas obedecem a regras, a cumprir quer por parte de anfitriões quer por parte de convidados.

No que respeita aos anfitriões, estes devem receber os convidados à porta. No caso de um evento de alguma dimensão, se não for possível fazê-lo, deve incumbir-se alguém de o fazer. Neste caso os anfitriões devem ser avisados da chegada de cada convidado.

Os anfitriões têm a obrigação de criar um ambiente tranquilo e simultaneamente animado. Para tal, devem fazer as apresentações entre convidados e promover conversas entre as pessoas procurando pontos de interesse comuns.

Devem estar atentos para garantir que todos se sentem confortáveis e são devidamente servidos.

Na despedida dos convidados, os anfitriões devem acompanhá-los à porta.

Quanto às obrigações dos convidados, se tiver havido lugar a convites formais (por escrito), estes devem ser respondidos num prazo máximo de 48 horas, normalmente por telefone.

Os convidados devem apresentar-se convenientemente vestidos. Se tiver havido indicação de traje, este deve ser rigorosamente cumprido. Não se aparece num evento vestido de forma diferente da indicada. Se não for possível cumprir o traje declina-se o convite. Mesmo em acontecimentos de intimidade, com família e amigos, ninguém se deve apresentar com roupa demasiado descontraída.

Quando se é convidado para casa de alguém é obrigatório levar ou enviar previamente um presente de acordo com o evento.

A pontualidade é uma das primeiras regras da educação e obrigação de qualquer convidado. Perante um convite para uma refeição em casa deve chegar-se 15 minutos após a hora marcada.

Durante o convívio, os convidados devem manter a amabilidade e a cordialidade com todos os outros convidados.

Posturas e comportamentos educados, nomeadamente cumprindo as regras à mesa, são preceitos incontornáveis para quem não pretenda ser o “bobo da corte” do evento.

Independentemente da urgência na saída ou do número de convidados é obrigatório despedir dos anfitriões.

No dia seguinte telefona-se a agradecer.

You can never be overdressed or overeducated” Oscar Wilde

Manuel Pereira de Melo