“É mais difícil encontrar um gentleman que um génio.”

“É mais difícil encontrar um gentleman que um génio.” Montapert

Independentemente do indiscutível papel da mulher na sociedade e da justíssima igualdade de direitos e deveres, há comportamentos e gestos de um homem elegante que em nada prejudicam o estatuto da mulher e muito dignificam o homem que os pratica.

Aqui ficam alguns gestos educados, elegantes e intemporais:

 


Alguns gestos não são exclusivos dos homens, são exclusivos de pessoas educadas.

 

Abrir a porta do carro para uma senhora entrar ou sair é um gesto elegante. Assume maior justificação sempre que as senhoras estejam a usar roupa e acessórios mais sofisticados, nomeadamente sapatos de tacão alto.

Normalmente o homem entra no carro em último lugar. No entanto quando um casal vai no banco de trás e entram pela mesma porta, o homem deve entrar antes para evitar que a senhora tenha que deslizar pelo banco.

 

Um homem ajuda a senhora a vestir ou despir o casaco.

 

Quando é necessário o guarda-chuva o homem é quem o segura.

 

Segurar a porta para uma senhora é obrigatório, mas trata-se de um gesto que também não deve ser exclusivo dos homens, deve ser sempre feito por quem quer que ao passar uma porta se apercebe que alguém se aproxima.

 

Imediatamente após a entrada num restaurante, o homem é quem segue na frente até ao maître ou empregado. Este leva os clientes até à mesa, indo na frente seguido da senhora e o homem por último. Na saída a senhora vai na frente.

 

Os homens não se sentam se estiverem senhoras em pé e levantam-se sempre à chegada ou à partida de uma senhora.

Também à mesa os homens se levantam quando uma senhora chega ou sai da mesa.

No caso de uma mesa com muita gente, apenas os dois ao lado o devem fazer.

Em situação social, as senhoras não têm que se levantar para cumprimentar, apenas o fazem perante alguém de idade avançada e de grande respeito. Profissionalmente as senhoras levantam-se sempre.

 

Um homem deve ajudar uma senhora a sentar e a levantar colocando a cadeira de forma adequada. O homem senta-se sempre depois da mulher.

 

Perante uma senhora um homem não tira o casaco, muito menos à mesa.

Na refeição segue o ritmo da mulher de forma a não terminar antes.

 

O homem é quem deve transmitir os pedidos ao empregado.

 

Na rua a mulher vai do lado de dentro do passeio. O homem transporta os volumes maiores e mais pesados, com excepção da carteira da senhora que apenas esta a carrega.

 

Quando o homem e mulher não podem ir lado a lado, o homem vai atrás da mulher, excepto a descer escadas e na entrada de um restaurante.

 

Um homem ajuda sempre as senhoras a ultrapassar as dificuldades.

Being male is a matter of birth. Being a man is a matter of age. But being a gentleman is a matter of choice.” Vin Diesel

Manuel Pereira de Melo