O aperto de mão é um gesto social revelador de amizade, afinidade ou confiança entre duas pessoas. Forma de cumprimento mais comum no mundo pode apresentar algumas variantes dependendo da cultura e da intenção do gesto. Frequentemente é usado simbolicamente como meio de firmar acordos ou confirmar contratos formais entre pessoas ou entidades.

Segundo alguns historiadores, a sua origem parece remontar à época do homo sapiens quando constituía uma forma de os homens demonstrarem aos outros que não carregavam armas e possuíam intenções pacíficas. Daí a falta de tradição desta forma de cumprimento entre as mulheres já que apenas os homens transportavam armas.

O aperto de mão consiste em juntar e apertar a palma da mão e dedos na palma da mão e dedos de outra pessoa. Durante o contacto, as mãos devem executar, em menos de quatro segundos um ou dois movimentos oscilatórios na vertical soltando-se de seguida, ainda que se possam manter as palavras de saudação.

À semelhança do que acontece com as outras formas de cumprimento, a iniciativa deve ser da pessoa que precede, a pessoa de maior categoria, quer se trate de mulher ou de homem. No entanto ao receber em casa ou no escritório o anfitrião deve tomar a iniciativa do cumprimento.

Numa sociedade competitiva como a actual o exercício do poder, a eficiência e o sucesso social são medidos por determinados critérios onde se destacam a aparência e a linguagem corporal.

Investigadores responsáveis por diversos estudos afirmam poder identificar um neurótico ou uma pessoa extrovertida, pela forma como dão a mão. Nestes estudos, encontraram uma correlação entre os traços de personalidade e a forma de colocar a mão e a força empregue no seu aperto.

Por estas razões, pessoas que ocupam lugares de destaque, nomeadamente altas individualidades políticas, treinam a orientação do corpo, a iniciativa, a posição para oferecer a palma, a força e a duração do aperto, quer para causar uma boa impressão quer para transmitir determinadas mensagens.

Quando o corpo da pessoa que cumprimenta está colocado lateralmente e não na frente do interlocutor, significa falta de interesse na interação e desconsideração pelo interlocutor. Se alguém deixa de encarar o seu interlocutor e roda a cabeça durante o cumprimento demonstra desinteresse e antipatia.

Aproximar-se de uma pessoa de braço estendido para cumprimentar indica abertura e disponibilidade para derrubar barreiras. No entanto este gesto não deve ser feito ao abrir uma porta pois manifesta ansiedade.

A forma como o aperto de mão é feito revela um pouco da personalidade de quem o executa. Um aperto de mão pode transparecer firmeza, autoconfiança, segurança e sociabilidade mas também pode transmitir receio, vulnerabilidade ou agressividade.

A duração da sua execução também dá indicações importantes. Quando são de curta duração expressam falta de interesse e o desejo de sair da situação. Os cumprimentos longos como os dos políticos quando posam para as fotografias tem como objectivo transmitir acordo, consenso ou sintonia.

As mãos devem apresentar-se secas, uma mão húmida é algo terrivelmente desagradável. Se por qualquer razão, nervosismo ou outra, a mão se encontra húmida, de forma rápida e dissimulada se passa a mão na roupa para a secar.

Socialmente um aperto de mão relaxado (frouxo) não é bem visto pois sugere insegurança, hesitação ou desinteresse enquanto um aperto possante transmite tentativa de supremacia ou domínio. Um aperto firme, mas gentil, transmite confiança e eficiência.

Apresentar a palma da mão voltada para cima denota timidez e submissão. Em sentido contrário a palma da mão para baixo revela um espírito dominante. A palma da mão colocada perpendicularmente demonstra segurança e competência. Cumprimentar com a palma da mão em concha ou dando apenas os dedos manifesta insegurança, acanhamento e falta de empenho.

As mulheres têm tendência para estender mais o braço e para apertar a mão de forma mais branda. O braço estendido é uma forma de manter a distância. Pode também indicar insegurança.

Erradamente ao cumprimentar senhoras alguns homens apresentam um aperto de mão frouxo ou seguram apenas nos dedos da senhora transmitindo a ideia de que existe desproporção de níveis. Socialmente revela descortesia, profissionalmente é uma desconsideração.

Em meio laboral e principalmente em negócios, um aperto de mão firme por parte de uma mulher demonstra segurança e determinação sendo alvo de respeito e admiração.

Profissionalmente o aperto de mão é a forma correcta de cumprimento.

O aperto com ambas as mãos de uma pessoa em que a mão livre cobre a mão cumprimentada da outra pessoa pretende ser em alguns casos uma tentativa de demonstração de afecto.  Totalmente inadequado para um primeiro contacto é também impróprio para ambiente profissional. Trata-se de uma forma que pode apenas ser usada entre pessoas de grande intimidade.

Colocar a mão no antebraço do interlocutor durante o aperto de mão é encarado como um sinal de apoio. No entanto quando feito por ambas as partes, nomeadamente entre chefes de estado, evidencia rivalidade. Em situação idêntica quando se agarra no braço da outra pessoa e se puxa para si pode indicar apego, mas também pode representar uma atitude controladora. Gesto de significado semelhante é o de apoiar a mão livre no ombro de quem se cumprimenta.

Por norma não se cumprimenta com a mão enluvada. No entanto, existem excepções. Em determinadas cerimónias de gala em que as senhoras usam luvas longas, estas não são retiradas para cumprimentar, apenas o fazem no momento de comer. Também os militares podem não as retirar em determinadas cerimónias.

Ao ar livre, em zonas em que as temperaturas atingem níveis demasiado baixos e em que as luvas de inverno são usadas, deve prevalecer a razoabilidade e cumprimentar sem retirar a luva.

Se alguém estende a mão a uma pessoa sem qualquer limitação física e esta não retribui o gesto, retira-se a mão mantendo, no entanto a saudação. Obviamente que se trata de um comportamento aberrante revelador da pior educação da parte de quem não corresponde ao cumprimento.

Salvo em determinadas culturas, as formas de cumprimento devem ser acompanhadas de contacto visual, sorriso e simpáticas palavras de saudação.

Fica o desafio para a interpretação da fotografia inicial…

Manuel Pereira de Melo