Vinho tinto ajuda mulheres a manter a boa forma física!

Um estudo do Brigham and Women’s Hospital de Boston, publicado no Archives of Internal Medicine refere que mulheres que bebem vinho tinto têm menor propensão a ganhar peso com a idade.

A pesquisa decorreu durante 13 anos e acompanhou a rotina de 19 mil mulheres com idade mínima de 39 anos e com peso dentro da média. Ao longo dos anos as participantes foram reportando a quantidade de álcool ingerida e todas elas tiveram ganho de peso durante o período da pesquisa.

As bebidas analisadas no estudo eram de quatro tipos diferentes: cerveja, destilados, vinho branco e vinho tinto. As participantes que não consumiram álcool foram as que apresentaram maior ganho de peso e as que consumiram menos de 40 gramas de álcool por dia apresentaram menor propensão para adquirir peso.

Entre as bebidas analisadas, o vinho tinto revelou-se a mais benéfica para o organismo tendo sido a que menos favoreceu o aumento de peso. O vinho branco aparece em segundo lugar.

Os cientistas responsáveis pelo estudo acreditam que a o vinho causa uma sensação de satisfação parcial, o que levou a que as mulheres, após o consumo de vinho, tivessem propensão para ingerir menores quantidades de alimentos ou alimentos menos calóricos.

Os responsáveis pelo estudo deixam também o alerta para o facto de estes resultados terem sido alcançados com a ingestão de baixas quantidades de álcool.

Fica aqui o nosso conselho para que não substituam o ginásio pelo vinho tinto. Os dois convivem na perfeição, vinho tinto apenas antes e após o ginásio.

Manuel Pereira de Melo