Thumbs up (polegar para cima) Thumbs down (polegar para baixo)

O gesto feito com o punho fechado mantendo o polegar estendido para cima é normalmente um sinal de aprovação, significa “está bem” ou “bom trabalho”. O mesmo gesto invertido, quando o polegar é voltado para baixo tem um significado de desaprovação.

Segundo alguns estudos, este gesto tem origem na Roma antiga. As multidões usavam o gesto de “polegar para baixo” para indicar que um gladiador derrotado deveria ser condenado à morte e o polegar para cima como sinal de que deveria ser poupado.

Tradicionalmente na estrada, quando o braço é estendido de frente para os motoristas significa “pedir boleia”. No mergulho, é usado como sinal indicando que se está prestes a interromper o mergulho e ascender. Em países como a Alemanha representa o número 1.

No entanto em algumas culturas, este gesto, principalmente quando associado a um movimento dos braços, tem um significado muito diferente, é considerado um insulto obsceno como o gesto do “dedo médio”. Particularmente insultuoso na Sardenha, tem significado pejorativo em outras partes da Itália, Grécia, alguns países da América Latina, África Ocidental, Médio Oriente, Afeganistão, Bangladesh, Rússia e Austrália.

Na Tailândia é sinónimo de desaprovação. Gesto típico das crianças tailandesas equivale a mostrar a língua. No Japão, este gesto significa “namorado” e não deve ser usado por homens.

Manuel Pereira de Melo