Na organização de um jantar há quem tenha dúvidas sobre se deve ou não colocar o vinho na mesa principal ou em mesa de apoio.

Tratando-se de uma refeição formal, o vinho deve estar em mesa de apoio.

Independentemente do tipo de evento, a garrafa ou frasco, sendo objectos altos, criam alguma perturbação na boa visibilidade que deve existir de um lugar para o outro da mesa. Pela mesma razão as jarras de água não devem ser deixadas na mesa e os arranjos de flores devem ser suficientemente baixos para não criarem qualquer tipo de barreira.

Esta questão traz uma outra que é a de se devemos ou não decantar o vinho para um frasco e como fazer saber qual o vinho que está a ser servido, no caso de decantação.

A decantação justifica-se por diversos motivos; em vinhos com alguma idade evita os sedimentos naturais, favorece uma mais rápida libertação de aromas e em vinhos jovens com alguma complexidade também lhes “acalma” os taninos que frequentemente estão mais agrestes.

Independentemente destas razões é sempre mais elegante apresentar o vinho num bonito frasco, principalmente se não existe mesa de apoio e o vinho tem que ficar na mesa principal. Se não tivermos muito interesse que os convidados saibam de que vinho se trata, esta solução é ideal. Pretendendo-se que os convidados saibam qual o vinho que está a ser servido coloca-se a garrafa original visível na mesa de apoio junto ao frasco ou num aparador de serviço.

Manuel Pereira de Melo