Ai estimula, estimula!

Toda a gente sabe que o Samba é uma dança brasileira mas poucos o conhecem verdadeiramente. Poucos são também os que sabem do que o Samba é capaz.

Começando por fazer um pouco de história, as suas origens estão em África, onde se dançava o batuque em filas ou em rodas ao ritmo de palmas.

No Brasil, já no século XVII se dançavam ao ar livre danças que provavelmente tinham origem portuguesa e que sofreram influência negra tendo dado origem a danças rurais que no Rio de Janeiro recebiam o nome de Xiba, Cateretê em Minas Gerais e Fandango nos estados do sul.

No final do século XIX, e após a abolição da escravatura, formaram-se duas vertentes do Samba. Uma sob influência de várias danças, nomeadamente europeias entre outras mas com forte preponderância do Maxixe, veio a dar origem ao Samba dançado a dois, o Samba de Gafieira.

A segunda vertente foi influenciada pelos problemas socio-económicos da época e desenvolveu-se no morro, dando origem às escolas de Samba e ao Samba dançado individualmente, o Samba-no-Pé.

A Gafieira

Como já foi referido o Samba de Gafieira teve origem no Maxixe, primeira dança a dois com raízes urbanas a aparecer no Brasil. O Maxixe por sua vez tem as suas raízes rítmicas no Tango, Polca, Mazurca, Xote e em danças afro-negras.

Era dançado essencialmente em locais pouco aconselhados a quem defendia a moral pública e os bons costumes da época, bailes de negros e gafieiras (locais em zonas pobres onde as pessoas se juntavam para dançar a pares). No entanto os homens das classes mais privilegiadas eram assíduos frequentadores destes espaços indo em busca da sensualidade das danças e das mulheres de classes inferiores ou meretrizes que por lá se exibiam. Na década de 30 do século XX o Maxixe entrou em declínio perdendo espaço para o Foxtrot e mais tarde para o Samba.

Seguindo a tradição do Maxixe, originalmente o Samba era dançado nos cabarés e nas gafieiras de determinadas zonas do Rio de Janeiro, tendo aí origem o nome de Samba de Gafieira.

O Samba com o seu caráter lúbrico e lascivo, o seu sincopado e vivacidade rítmica é um verdadeiro estimulante. Estimula quem dança e estimula quem vê.

Estimula o desenvolvimento das habilidades corporais, estimula a auto-estima, o prazer e a sensação de bem-estar.

Excelente exercício para eles, excelente exercício para elas, exercício fantástico a dois pode levar a uma perda de 300 a 800 calorias por sessão, dependendo do ritmo e do tempo despendido.

Acessível a qualquer idade pode ser executado em qualquer lugar, nomeadamente em casa enquanto assiste a um filme.

Aqui ficam alguns links através dos quais se pode assistir a diferentes performances de Samba no Pé e Samba de Gafieira.

Bom Samba!

Manuel Pereira de Melo

 

 

Links:

Samba de Gafieira

https://www.youtube.com/watch?v=2vCBI9w9-BY

Samba no Pé

https://www.youtube.com/watch?v=xaL2jzgt6qQ

https://www.youtube.com/watch?v=WUaBGubtXCg&list=PLA6725C0DA9D8B0F3&index=11